Etnografia em Sociologia

O curso propõe exercícios de etnografia em Sociologia. Aulas teóricas sobre essa tradição epistemológica, metodológica e analítica são intercaladas com saídas em dupla para observação e redação de notas de campo, bem como realização de entrevistas etnográficas e análise documental. Em seguida, orienta-se acerca da análise desse material, encontrando as categorias analíticas para a composição de ensaios etnográficos curtos. Discute-se ainda a dimensão multimetodológica da etnografia seus modos de inferência. Textos etnográficos de referência para a Sociologia serão utilizados como suporte aos exercícios práticos, em cada módulo do curso.

Sociologia da Juventude

Nesta disciplina, buscaremos desenvolver uma compreensão sociológica da categoria social juventude, analisando a emergência e o desenvolvimento histórico do conceito de “jovem” até suas representações contemporâneas. Para isso, abordaremos estudos históricos sobre juventude, em âmbito nacional e internacional, e alguns dos principais estudos desenvolvidos na Sociologia envolvendo jovens no século XX e início do século XXI. Ao final do curso, pretende-se que os alunos sejam capazes de mobilizar os conceitos e as problemáticas discutidos a fim de melhor compreender o papel social dos jovens nos processos sociais e políticos de reconhecimento e reivindicação de direitos civis, políticos, sociais e humanos, bem como desenvolver modelos explicativos para os principais problemas sociais vivenciados pelos jovens brasileiros na contemporaneidade. O curso está dividido em duas unidades básicas: 1) O debate sociológico sobre juventude: origens, conceitos e a constituição de um campo; 2) Discussões temáticas e pesquisas empíricas sobre juventude.

Sociologia Urbana

O curso aborda os debates da Sociologia Urbana brasileira ao longo das últimas quatro décadas. Destacaremos a relação entre a mudança nos temas centrais deste debate e os deslocamentos acerca da configuração do conflito urbano. Discutiremos autores pioneiros da Sociologia Urbana brasileira e trabalhos contemporâneos que têm buscado compreender o conflito urbano a partir de suas margens.

Movimentos Sociais

A disciplina tem por objetivo introduzir os estudantes ao tema dos movimentos sociais e ações coletivas, com foco nas periferias urbanas e no Brasil contemporâneo. O curso se organiza em três módulos de debate: i) Introdução: movimentos e contextos – a política como relação; ii) Movimentos e política: Marx, Weber, Simmel, Arendt, Rancière, Foucault, Das, Cavell; iii) Movimentos contemporâneos: identidade (gênero, raça, sexualidade); secundaristas; autonomistas; os novos-velhos.

A política marginal da Sociologia de Georg Simmel

A disciplina propõe um estudo conjunto com os estudantes na vasta – e complexa – produção teórica de Georg Simmel, visando a uma leitura crítica do presente. Se boa parte dos ensaios temáticos mais importantes de Simmel já foi traduzida e é muito influente nas áreas temáticas correspondentes, seus textos propriamente teóricos (ainda que igualmente ensaísticos) não são tão discutidos no Brasil contemporâneo. A partir da leitura de fragmentos de três dos seus principais livros: ‘Philosophy of Money’ (1900), ‘Sociology’ (1908) e ‘The View of Life’ (1918), acrescidos de uma passagem pelas “Questões fundamentais da Sociologia” (1917), estará em pauta um estudo da epistemologia, da sociologia e do modo de conceber a ciência (e a pesquisa) em Simmel. Daí, tentaremos ensaiar um modo de conceber a política, em Simmel. Temáticas as mais variadas, como a cidade e o urbano, as relações entre indivíduo e sociedade, a ação, a sociação, a modernidade, a forma e o dinheiro serão temas auxiliares para esse empreendimento.