Pesquisa 2018-01-29T09:27:18+00:00

Pesquisa

Pesquisa CEM

Desmanches, lojas de autopeças, fronteiras, revendas, leilões. Por esses lugares passam os cerca de 500 mil veículos roubados por ano no Brasil, quase a metade deles no estado de São Paulo. Nos marcos do CEPID-CEM (FAPESP 2013/07616-7), o projeto ‘Carros e valor em SP’ estuda os mercados legais-ilegais – hoje transnacionais – vinculados ao roubo e furto de veículos. Como a violência opera nesses mercados? Como se relacionam as economias legal e ilegal dos automóveis? Que atores estatais e criminais as regulam, e como o fazem?

Pesquisadores
Projeto

Grupo de estudos NaMargem

O NaMargem é um grupo de estudos que, desde 2010, reúne-se no Departamento de Sociologia da UFSCar em torno do interesse em compreender as marginalidades urbanas. Mas, sobretudo, como é a cidade quando as margens são nosso ponto de vista.

Mais de 40 pesquisadores já passaram pelo grupo, que realiza além dos encontros e estudo, e de publicações diversas, atividades de extensão como o Programa “Às Margens da Cidade” e o CEDEDICA São Carlos.

Agenda
Participantes

Cidades Liminares

Pesquisas inovadoras, conversa informal. Evento mensal, aberto ao público, que o Centro de Estudos da Metrópole, em parceria com o NaMargem, realizam na UFSCar desde 2015. São convidados pesquisadores, estudiosos e ativistas ligados aos temas urbanos.

Agenda

Publicações

Livros, capítulos de livro e artigos científicos produzidos pelos pesquisadores da equipe.

Livros e dossiês
artigos

Notícias